A vida e as obras de Douglas Adams
- Por Mp
- 14 de nov. de 2015
- 4 min de leitura

Imagens retiradas diretamente da pesquisa do Google.
Noël Adams : Nasceu em 11 de março de 1952 e falesceu em 11 de maio de 2001, escritor e comediante britânico, teve reconhecimento apartir das enquetes escritas para a série de TV Monty Python's Flying Circus durando de 1969 a 1974 transmitida pela BBC com ao todo 45 epsodeos divididos em 4 temporadas.
Iniciando quatro anos depois a série de rádio The Hitchhiker's Guide to the Galaxy (O Guia do Mochileiro das Galáxias), sendo transmitida novamente pela BBC em 1978, que devido ao enorme sucesso acabou sendo publicada mais tarde como uma série de livros numa saga de cinco partes. Muitos ainda debatem se o (Salmão da Dúvida), seria ou não parte da série formando assim uma coletânea de seis livros, já que em 2009 Eoin Colfer continuou a saga publicada apenas um único livro intitulado E Tem Outra Coisa...

Imagens retiradas diretamente da pesquisa do Google.
O Guia do Mochileiro das Galáxias vol. 1 - O Guia conta a história do jovem Arthur Dent, um humano que está prestes a ter sua casa demolida para a construção de um desvio na estrada. Mesmo depois de muito debate sua casa é demolida e não só ela como a Terra inteira. Em meio ao caos ele e seu melhor amigo Ford Perfect ( um alienígena disfarçado de humano que habitava a Terra), conseguem fugir embarcando na misteriosa nave dos Vogons, a partir deste ponto determinante na história é que Arthur e Ford embarcam em uma série de aventuras bizarras e ao mesmo tempo icônicas e supreendentemente bem trabalhadas. Nota: 10
Guia do Mochileiro das Galáxias vol. 2 – Neste segundo livros Douglas encaminha seus personagens para jantarem no “Restaurante no fim do universo”, sem duvidas um dos lugares mais bem criados e confusos inicialmente de se entender, onde nele toda atrama acontece misturando idas e vindas no espaço tempo. Nota: 9.
Guia do Mochileiro das Galáxias vol.3 – Após os acontecimentos do segundo livro Artur Dent acaba sendo inevitavelmente, jogado em um contexto do qual inevitavelmente fica a mercê da própria sorte, na Terra pré-história, ainda sim mesmo cinco anos após todo esse incidente, Arthur é chamado para defender mais uma vez o manto de protagonista e lutar inesperadamente contra os robôs de Krikkit. Nota: 7,5.
Guia do Mochileiro das Galáxias vol. 4 – De forma genial, Dent e colocado novamente nas rédeas hilariantes de seu protagonismo, voltando finalmente a sua terra natal, onde por um forte toque do destino tudo parece misteriosamente igual, ao mesmo tempo que espantosamente uma garota tão estranha quanto o próprio acaba sendo lançada na história de forma inusitada e imprevista. Nota: 8.
Guia do Mochileiro das Galáxias vol. 5 – 13 anos separam este ultimo livro deveras mente polemico, do primeiro titulo da série, onde logo o protagonista, Arthur Dent junto com Ford e Tricia McMillan, acabam sendo jogados na trama para finalmente poderem responder a enigmática questão, sobre a vida o universo e tudo mais” Nota: 9.
Análise:
Analisando de um ponto de vista geral, os cinco títulos da famosa trilogia de três de Douglas Adams abordam ao logo de toda a saga temas polêmicos, jogando os personagens dos mais variados jeitos e tipos, nas mais inusitadas confusões que parando para refletir, foram muito bem trabalhadas e esquematizadas.
Apesar do tom irônico que o autor da aos textos de sua obra, a qualidade final não deixa de surpreender, deixando o leitor imerso e ao mesmo tempo confuso para os “apressadinhos da leitura”, pois sem duvidas todo o guia é para ser lido, apesar de seu pequeno tamanho, com estrema calma, analisado cada ponto de vista, pois apesar de não ser obrigatoriamente necessário entender de ciência, viagem temporal, e outros assuntos relacionados, os títulos das obras de Adams acabam por abordá-los transformando-os em verdadeiros almanaques nerds.
Sem duvida o primeiro titulo é considerado por “mim”, o mais hilariante, contendo ótimas piadas apesar de todo contexto e boas explicações para as enrascadas de Dent e Perfect. Já os outros quatro títulos apesar de serem muito bem planejados e orquestrados rumando a um final único e totalmente inesperado, não me prenderam tanto a narrativa quanto o primeiro, o que não deixa de lado o fato de serem incrivelmente ótimos, e praticamente obrigatório para todos nerd de carteirinha.
Spoilers !!!
Planejamento e surpresas, foi sem duvidas a única explicação para o final do quinto livro “pelo menos para mim”, por falar nele nem mesmo acreditei no final, realmente tive que lê-lo e relê-lo para então finalmente poder entender sobre o que o autor estava falando e onde ele realmente tinha chegado, conseguindo ligar as inúmeras pontas soltas ao longos de todos os volumes e combiná-los em um final inesquecível.
Esse não foi um dos mais gloriosos finais, mais pelo menos para mim e acredito que para muitos leitores, Douglas conseguiu passar a mensagem da Vida o Universo e Tudo o Mais, de forma hilariante e bem esquematizada, tocando o coração do leitor no sentido que todos, independentemente da classe, nós temos um destino, e quando ele bate a nossa porta, não importa o quanto corremos, o quanto saímos não conseguiremos fugir de sua verdade.
Comments